logo RCN

OTAN inicia maior exército militar de sua história

  • Foto: Divulgação -

Objetivo da ação na Alemanha é simular uma resposta a um possível ataque russo aos países integrantes da organização

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) deu início hoje, segunda-feira (12), na Alemanha, ao seu maior exercício militar desde a sua criação em 1949. O exercício chamado "Air Defender 23" vem sendo preparado há 4 anos, e terá duração até 23 de junho.

Com a participação de 25 países da organização, o exercício envolve cerca de 10.000 militares e 250 aviões, sendo 100 deles provenientes dos Estados Unidos. Além disso, aliados como Japão e Suécia, que aguarda a aprovação da Turquia para entrar na OTAN, também participarão dessa ação coordenada.

Um dos principais objetivos do exercício é simular uma resposta a um possível ataque russo a países membros da OTAN, além de demonstrar a força e a união da aliança em relação à Rússia. O General Ingo Gerhartz, chefe da Força Aérea Alemã, afirmou em entrevista nesta segunda-feira (12) que, por meio de operações combinadas, as forças aéreas aliadas demonstrarão sua capacidade de defender o território da OTAN com ação rápida e decisiva.

Durante o treinamento, algumas áreas das regiões sudeste, leste e litoral da Alemanha serão temporariamente fechadas, o que pode resultar em atrasos nos voos domésticos que utilizam essas rotas. O exercício, planejado pela OTAN desde 2018, é uma resposta à anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.


Em efeito rebote, Netflix dobra número de assinantes diários Anterior

Em efeito rebote, Netflix dobra número de assinantes diários

Homem passa 100 dias embaixo d'água e é novo recordista mundial Próximo

Homem passa 100 dias embaixo d'água e é novo recordista mundial

Deixe seu comentário